BUSCA

 
 
Contato
 
Você está em: Home  PreveNor - BA  PreveNor 2016

Patrocínio

Ansell Santista Work Solution

Publicidade

Ev Agenda Protecao Eventos 2016 banner Ev PrevenSul 2016 banner 6 Revista Digital Proteção

PreveNor 2016


Foto: Priscilla
Nery

Último dia para visitar a 14ª Prevenor

Salvador/BA - Encerra hoje (29) a PreveNor - Feira Norte-Nordeste de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência. Em sua 14ª edição, o evento que acontece no SENAI CIMATEC, em Salvador/BA, desde quarta-feira (27) reúne profissionais das áreas de SST e Emergência da região, proporcionando atualização técnica de qualidade por meio de cursos e palestras oferecidos paralelamente à Feira, além das novidades em produtos e serviços disponíveis no mercado. Patrocinada pela Ansell/Hércules e Santista, a PreveNor é realizada pela Proteção Publicações e Eventos e tem promoção das revistas Proteção e Emergência.

ERGONOMIA E QVT
Coordenado pelo Cebracorp (Centro Brasileiro de Sustentabilidade e Educação Corporativa), o 4º QVT - Simpósio de Gestão em Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho ocorre pela primeira vez na PreveNor, com palestras ao longo do dia. Segundo a fisioterapeuta do Trabalho Lucy Mara Baú, membro da comissão organizadora e palestrante do Simpósio, o encontro "traz a discussão de modelos de boas práticas de gestão em ergonomia, onde o foco é a redução de passivos trabalhistas e a melhora das condições de trabalho, correlacionados com o custo-benefício do investimento".

Com a temática central `A Ergonomia como Norteadora dos Programas de Qualidade de Vidas nas Empresas’, o evento discute a SST e a Qualidade de Vida no Trabalho como elemento estratégico de competitividade, o custo e benefício da ginástica laboral nas empresas atualmente, entre outros. Assuntos que, de acordo com Lucy Mara, precisam ser abordados. "Ainda é muito pequeno o número de empresas que veem a ergonomia como um investimento e não como um custo, mas, quando aplicada adequadamente, reduz consideravelmente seus gastos com afastamentos, horas extras, baixa produtividade por trabalhador cansado, etc. Uma boa gestão em ergonomia tem indicadores econômicos expressivos proporcionais aos seus investimentos", enfatiza.

Antecederam o Simpósio os minicursos `Perícia Judicial Trabalhista em Ergonomia `, `Gestão em Ergonomia: Implementação, Indicadores, Relatórios e Evidências Cotidianas’ e `Programas de Qualidade de Vida nas Empresas’, que ocorreram na quinta-feira (28).

WORKSHOPS
Também acabam nesta sexta-feira os Workshops para Atualização de Profissionais em Saúde e Segurança do Trabalho que durante os três dias de Feira trouxeram capacitação de qualidade com temas relevantes para os profissionais do setor. Hoje, o engenheiro de Segurança do Trabalho e juiz do Trabalho aposentado Edwar Abreu fala sobre o Direito Aplicado à Segurança e Saúde no Trabalho, fazendo "uma revisão panorâmica dos aspectos e questões mais polêmicas decorrentes da interface do Direito Brasileiro com a prevenção de acidentes e a promoção da Saúde Ocupacional". A gestão do PPRA para o eSocial também entra em discussão no workshop ministrado pelo engenheiro de Segurança e mestre em Sistemas de Gestão Armando Campos. Durante o curso o palestrante pretende apresentar sugestões para que o PPRA seja tratado como subsistema de gestão.

O engenheiro mecânico e de Segurança do Trabalho João Baptista Beck Pinto fecha o ciclo de workshops tratando da necessidade de apreciação de riscos em máquinas e equipamentos. "Apesar de ser fundamental para o processo de projeto e adequação de máquinas, este tipo de método ainda é pouco entendido e, por conseguinte, pouco aplicado", avalia. Durante a capacitação serão apresentadas diferentes, indicando-se para qual objetivo final cada uma pode ser aplicada. "Haverá ainda um exercício prático baseado em uma máquina que opera na indústria para que os participantes entendam como ocorre a aplicação da apreciação de riscos na prática", completa João Baptista.

EVENTO GRATUITO
Voltado para a classe trabalhadora, empregadores e facilitadores do processo de segurança no ambiente de trabalho, estudantes e técnicos de Segurança do Trabalho, o Encontro dos Profissionais e Estudantes da Área de SST e Meio Ambiente da Bahia oferece palestras durante esta sexta-feira (29). O evento gratuito que é coordenado pela Abeptam (Associação Baiana de Estudantes e Profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho Saúde e Meio Ambiente), abordará assuntos como aplicabilidade, estratégias, capacitação e gestão da NR 20 e a evolução da SST, entre outros.

EMERGÊNCIA
Neste terceiro dia, entre os eventos gratuitos, que ocorrem paralelamente à feira, está programado o 1º Encontro dos Bombeiros Civis da Bahia. Serão sete palestras diferentes, entre as 9h30 e 17 horas, ministradas por profissionais e especialistas da área.  "A PreveNor é a maior feira norte e nordeste dos setores de Segurança do Trabalho e Emergência, promovida pelas melhores e mais conceituadas revistas da área. Fazer parte de um evento como este te dá a chance de abranger o Brasil todo, e não apenas a sua região. Da nossa parte, estamos trazendo conhecimentos dos mais variados setores públicos e privados com relação à categoria Bombeiro Civil", ressalta Marcelo de Barros, coordenador do 1° Encontro de Bombeiros Civis da Bahia.

Hoje, também ocorre a última edição do Workshop de Emergência e Proteção Contra Incêndio, tratando sobre "Protocolos de Gestão de Segurança nas Operações de APH, Resgate e Salvamento", ministrado pelo especialista em Gestão de Emergências e Desastres e em Toxicologia, Marco Aurélio Nunes da Rocha. A capacitação visa apresentar aos participantes o conhecimento sobre os protocolos de segurança e medidas preventivas e mitigadoras que devem ser tomadas durante o atendimento a emergências que envolvam atendimento pré-hospitalar, resgate em espaços confinados, resgate veicular e resgate em altura, bem como em operações de busca e salvamento.

Os interessados em participar da programação devem se inscrever diretamente no local do evento, assim como fazer a emissão dos crachás. A feira fica aberta das 13 às 19 horas. Mais informações no site www.prevenor.com.br, pelo do telefone (51) 2131-0400 ou pelo e-mail treinamento@protecaoeventos.com.br.

SERVIÇO
14ª PreveNor - Feira Norte e Nordeste de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência
Data: 27 a 29 de abril de 2015
Horário: Feira - das 13h às 19h - Entrada Franca
Eventos paralelos - das 8h30 às 18h
Local:  SENAI CIMATEC (Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã - Salvador/BA)

A partir de 26/04/2016 as inscrições para eventos da PreveNor deverão ser efetuadas no local (SENAI CIMATEC - Av. Orlando Gomes, 1845) do evento no período de 27 a 29 de Abril (Quarta, Quinta e Sexta-Feira), das 08h às 19h.



Galeria de Imagens

PreveNor Salvador/BA 2016 - Eventos Paralelos

PreveNor Salvador/BA 2016 - Eventos Paralelos

PreveNor Salvador/BA 2016 - Feira

PreveNor Salvador/BA 2016 - Feira

Veja Mais
 

Conheça os produtos e publicações do grupo Proteção:

Revista Proteção

21/07/2016
São Paulo/SP - O ministro do Trabalho, Ronaldo ...

Revista Emergência

22/07/2016
Brasília/DF - Informações em tempo real, 24 hor...

Loja Virtual

Saúde e Doença no...

A partir de: R$ 63,90

Super Guia Net

Encontre os produtos e serviços que você procura neste guia de compras na web.

Ir ao Site
Acesse nosso
Facebok:
Proteção Emergência

Proteção Eventos
Av. São Luís, 86 - cj. 191 - CEP: 01046-000 - Fone: +55 (11) 3129-4580 - São Paulo/SP - Brasil
Rua Rua Domingos de Almeida, 218 - Cep: 93510-100 - Fone: +55 (51) 2131.0400 - Novo Hamburgo/RS - Brasil