BUSCA

 
 
Contato
 
Você está em: Home  Curso de Ergonomia  Home

Home




Horário: Manhã: 08h às 12h / Tarde: 13h30 às 17h30min (16h)


A Ergonomia é vista tradicionalmente como uma ferramenta de redução de doenças do trabalho. Mas uma forma diferente e atual de ver a Ergonomia é como uma ferramenta de aumento de produtividade sustentável (pois pode se manter por muito tempo). O profissional de ergonomia tem que conhecer essa faceta da ergonomia e tem que saber como demonstrar o valor de sua aplicação no aumento de produtividade com números e indicadores de resultado.
Além disso uma das maiores demandas ao profissional de Ergonomia é a demonstração numérica da avaliação de um posto de trabalho. Gerentes de produção e diretores, acostumados com números, cobram essa demonstração em números.

O Método TOR-TOM, criado em 2006 e reeditado em 2012, representa para o profissional da Ergonomia uma forma segura de avaliar de forma numérica a existência ou não de risco ergonômico: ao comparar o grau de exigência do trabalho quanto a 17 fatores, obtém-se a TOM (taxa de ocupação máxima), que vai de zero a cem; (quanto melhor for a condição de trabalho, maior será o valor da TOM). A partir daí, o profissional de ergonomia estuda o tempo efetivo que o trabalhador está envolvido naquela atividade (TOR ou taxa de ocupação real). Comparando-se os dois valores, tem-se informação clara e precisa quanto à existência ou não de risco ergonômico.
Além disso, ao se comparar os dois valores, pode-se estruturar a melhoria ergonômica, basicamente adotando medidas de melhoria dos postos de trabalho (que aumentam a TOM) ou instituindo rodízios ou tempos de recuperação de fadiga (que diminuem a TOR).
Com essa ferramenta, gerentes de produção, profissionais de ergonomia e todos os demais envolvidos em questões do contencioso em relação às condições de trabalho passam a trabalhar de forma segura

Estes cursos, endereçados a quem já tem a prática comum da ergonomia, ensinará de que formas a ergonomia aumenta a produtividade e também orientará como construir a demonstração dos ganhos financeiros ao aplicar melhorias ergonômicas, além de uma forma segura de avaliar de forma numérica a existência ou não de risco ergonômico.

Para mais informações sobre novas datas, entre em contato pelo e-mail treinamento@protecaoeventos.com.br ou (51) 2131.0425

 

Confira a programação do curso


Faça sua Inscrição

 

Conheça os produtos e publicações do grupo Proteção:

Revista Proteção

22/08/2017
Paraíba - Dados do Observatório Digital de Saúd...

Revista Emergência

22/08/2017
São Paulo/SP - Confirmando sua relevância para ...

Loja Virtual

Revista Proteção ...

A partir de: R$ 229,00

Super Guia Net

Encontre os produtos e serviços que você procura neste guia de compras na web.

Ir ao Site
Acesse nosso
Facebok:
Proteção Emergência

Proteção Eventos
Rua Domingos de Almeida, 218 - Cep: 93510-100 - Fone: +55 (51) 2131.0400 - Novo Hamburgo/RS - Brasil
Av. São Luís, 86 - cj. 41 - CEP: 01046-000 - Fone: +55 (11) 3129-4580 - São Paulo/SP - Brasil