BUSCA

 
 
Contato
 
Você está em: Home  PrevenSul - PR  Prevensul 2016

Publicidade

Ev Agenda Protecao Eventos 2016 banner Revista Digital Proteção

Prevensul 2016


Foto: Revista Proteção/Luana Cunha

PrevenSul termina nesta sexta-feira

Curitiba/RS - O terceiro e último dia da 19ª PrevenSul - Feira e Seminário de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência -, na Expo Unimed, tem entre as principais atrações o 3º Seminário Interestadual dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Para o encontro, são esperados mais de 300 participantes, inclusive representantes de 13 sindicatos da categoria filiados à UGT (União Geral dos Trabalhadores). Desde o dia 10 até hoje, a feira traz eventos técnicos para qualificação profissional e todas as novidades em equipamentos, produtos e serviços. Reúne profissionais e estudantes de diferentes localidades de todo o Brasil, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

A programação do Seminário dos TSTs começa às 9 horas desta sexta-feira e tem como tema da primeira palestra Cenário Atual, Mercado de Trabalho e Perspectiva da Profissão. O palestrante convidado é o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Rio Grande do Sul, Nilson Laucksen. Na sequência, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Santa Catarina, José Carlos Figueira, enfocará O Papel do Técnico de Segurança do Trabalho no Controle Social e a Importância da Segurança e Saúde na Escola.

Aspectos Determinantes dos Acidentes e Adoecimento Relacionados ao Trabalho Identificando Métodos de Identificação e Prevenção é tema que será abordado pela pesquisadora da Fundacentro de São Paulo Cristiane Lima, especialista em Ergonomia de Sistemas de Produção. Por sua vez, o diretor executivo da Milaneli Consultoria Empresarial, Eduardo Milaneli, enfocará O eSocial como Benefício aos Trabalhadores, Empregadores e a Prevenção de Acidentes do Trabalho. Outro tema que entrará em debate é o PNSST (Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho), com o palestrante Armando Henrique, presidente da Fenatest (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho). Durante o seminário dos TSTs, também haverá show com Orlando Brasil e Silvio Ruan, do grupo Fábrica Teatral, com paródias musicais enfocando a SST.

"O Seminário dos TSTs é importante porque, além de transmitir conhecimento técnico, é momento para enfocar temas específicos de interesse da categoria, suas bandeiras de luta, como a criação do Conselho, e unificar a linguagem dos profissionais", afirma o presidente do Sintespar (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná), Adir de Souza. Ele acrescenta que a ocasião também é propícia para debater sobre os espaços de políticas públicas que a categoria pode ocupar, como os Cerests (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador), os Conselhos Municipais de Saúde e as CISTs (Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador). "A formação do técnico de Segurança do Trabalho é incipiente, com uma visão totalmente tecnicista. Ensina a ser técnico, mas não ensina cidadania e política pública. Hoje em dia, no entanto, esse profissional também precisa ser um militante da causa", defende.

WORKSHOPS
Já a programação de Workshops para Atualização de Profissionais desta sexta-feira prevê o tema Acidentes do Trabalho e suas Consequências Jurídicas - Com Módulo Especial: Ações Regressivas Acidentárias do INSS. O palestrante convidado é o procurador federal em Brasília/DF Fernando Maciel, que fará uma análise das consequências jurídicas que derivam dos acidentes do trabalho, fenômeno complexo com repercussão não apenas nos âmbitos trabalhista e previdenciário, mas também nas searas cível, tributária e penal.

Práticas e Documentação para Gestão Adequada de SST para Contratadas é tema de workshop a ser ministrado pelo técnico de Segurança do Trabalho e consultor Cosmo Palásio de Moraes Júnior. Ainda dentro da programação do último dia da feira, a NR 12 volta a ser debatida, sob o tema Apreciação de Riscos em Máquinas e Equipamentos. O palestrante convidado é o engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho João Baptista Beck Pinto. E Dosimetria de Ruído é título de workshop que será ministrado pelo mestre em Higiene Ocupacional Marcos Domingos da Silva. Ele vai expor os fundamentos da acústica associando às técnicas de medição de ruído de modo que os participantes do curso poderão, ao seu final, elaborar uma estratégia e selecionar as metodologias para estimativa do risco de surdez ocupacional e propor medidas básicas de controle.

EMERGÊNCIA
Durante os dois primeiros dias de evento, ocorreram, na área de Emergência, o 3º Encontro Paranaense de Núcleos de Defesa Civil e o 4º Encontro Paranaense de Bombeiros Civis, além dos Workshop de Emergência e Proteção Contra Incêndio, tratando sobre "Estratégias e Técnicas de Combate a Incêndio e Explosões em Plantas de Alto Risco" e "Protocolos de Gestão de Segurança nas Operações de APH, Resgate e Salvamento".

Neste último dia de feira, entre as atividades paralelas da PrevenSul, será realizado o Simulado AMUVI (Acidente de Múltiplas Vítimas). Esta demonstração é uma tradição durante as edições que ocorrem na capital paranaense, conforme destaca o diretor da Proteção Publicações e Eventos Alexandre Gusmão. "Como já é tradicional, na PrevenSul Paraná temos uma série de simulados nos quais as instituições da área de emergência mostram como desenvolvem seu trabalho, o que serve de aprendizado para os participantes da programação", salienta.

A PrevenSul é uma promoção das revistas Proteção e Emergência com realização da Proteção Publicações e Eventos. A feira tem entrada franca e fica aberta das 13 às 20 horas. Para se inscrever ou obter mais informações, acesse o site www.prevensul.com.br ou entre em contato pelo telefone (51) 2131-0400 ou email treinamento@protecaoeventos.com.br.

SERVIÇO
19ª PrevenSul - Feira e Seminário de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência
Data: 10 a 12 de agosto de 2016
(quarta, quinta e sexta-feira)
Horário: 13 às 20 horas
Entrada Franca
Local: Expo Unimed em Curitiba/PR
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/PR


Inscrições poderão ser efetuadas no local do evento a partir das 08h do dia 10 de Agosto ou através dos e-mails e fone abaixo:
E-mails: treinamento3@protecaoeventos.com.br e treinamento4@protecaoeventos.com.br
Fone: 51 2131 0400


Conheça a programação





Galeria de Imagens

PrevenSul Curitiba/PR 2016 - Eventos Paralelos

PrevenSul Curitiba/PR 2016 - Eventos Paralelos

PrevenSul Curitiba/PR 2016 - Feira

PrevenSul Curitiba/PR 2016 - Feira

Veja Mais
 

Conheça os produtos e publicações do grupo Proteção:

Revista Proteção

30/08/2016
São Paulo/SP - O Seconci-SP (Serviço Social da ...

Revista Emergência

26/08/2016
Alagoas - Com data marcada para acontecer nos d...

Loja Virtual

Noções de Prevenç...

A partir de: R$ 75,60

Super Guia Net

Encontre os produtos e serviços que você procura neste guia de compras na web.

Ir ao Site
Acesse nosso
Facebok:
Proteção Emergência

Proteção Eventos
Av. São Luís, 86 - cj. 191 - CEP: 01046-000 - Fone: +55 (11) 3129-4580 - São Paulo/SP - Brasil
Rua Rua Domingos de Almeida, 218 - Cep: 93510-100 - Fone: +55 (51) 2131.0400 - Novo Hamburgo/RS - Brasil